Afinal, o que é o Observatório Dínamo?
Desde sua criação, em 2015, os fundadores da Dínamo entendiam que um dos principais papéis da Associação era a produção e disseminação de conteúdo de caráter informativo, educativo e opinativo sobre o universo de advocacy em inovação tecnológica no Brasil.
Afinal, nosso objetivo é ser a ponte entre a sociedade civil organizada (startups, associações, empresas, etc) e o governo em suas diferentes instâncias (federal, estadual e municipal). Isto pressupõe a atuação em 6 eixos temáticos que elegemos como estruturantes para fomentar o ambiente tecnológico, ou simplesmente, as 6 principais lutas que precisamos travar:
Cultura – MUDANDO NOSSA FORMA DE PENSAR
Talentos – INOVAÇÃO, TALENTO E DISRUPÇÃO
Ambiente Regulatório – DESATANDO OS NÓS DA BUROCRACIA
Investimento – ATRAIR CAPITAL DE RISCO
Densidade – COLISÕES GERAM NEGÓCIOS
Sociedade – DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Mas como fazer isto?
Nós nos dedicamos nos últimos anos a elaborar nossos “playbooks”, conteúdo intenso, que se propõe a discutir a problemática brasileira nos eixos acima, traz cases nacionais e internacionais e ao final, propõe políticas públicas em cada um destes pilares, como sugestões concretas de como minimizar os problemas que identificamos nestes estudos. Já contamos com os playbooks de Talento , Investimento e Ambiente Regulatório – e o Mapeamento inicial de Políticas e Iniciativas públicas de Inclusão de Gênero e Raça no ecossistema de Inovação.
Mas há algum tempo sentíamos falta de um espaço próprio para a produção e divulgação de nossos conteúdos autorais, assim como para realizarmos a curadoria de temas efervescentes no debate público brasileiro no que tange a inovação tecnológica. Como resposta para esta necessidade, desde 2021 iniciamos a criação deste site. Ele contará com algumas editorias fixas:
Advocacy e cenário da Inovação no Brasil – sobre a perspectiva de Rodrigo Afonso e Felipe Matos, à frente do Dínamo, e outros autores convidados, eles irão abordar temas estratégicos para que você se mantenha informado e crítico sobre as transformações do mercado e da sociedade que impactam o seu dia a dia.
Por dentro das polêmicas – Reflexões críticas e posicionamento sobre temas quentes do mundo tech na visão da especialista Beatriz Bevilaqua, jornalista premiada e referência na cobertura sobre o ecossistema de inovação e startups no país.
Diversidade e Inclusão – ganha coluna fixa no Observatório pela relevância do tema para o atual debate público brasileiro. Encabeça esta coluna a consultora em Diversidade, Arlane Gonçalves. Ela vai articular um Grupo de Trabalho em D&I e conectar o tema ao universo das startups, trazendo diálogos propositivos.
Talento – Como eixo prioritário, ele também ganha uma coluna fixa no Observatório. Ela será construída por Felipe Matos e um grupo de trabalho que está sendo construído para problematizar e propor políticas públicas para o fomento aos talentos em inovação.

Nosso convite
A gente sinceramente espera e se empenha para que este Observatório, como tal, lance luz sobre as questões que exigem atenção da sociedade no que tange ao fomento público do desenvolvimento tecnológico no Brasil.
Que ajude a dar visibilidade para as conquistas alcançadas e vitórias a celebrar. Mas principalmente, que seja ponto de encontro, de trocas propositivas e fortaleça o debate crítico e democrático.
Para ser democrático, colocamos nossos esforços para que o Observatório Dínamo consiga dar voz às pessoas e perspectivas que historicamente estiveram excluídas das oportunidades de educação, trabalho, tecnologia, criação de empreendimentos, acesso ao crédito e participação no ecossistema de inovação como um todo.
E que possa promover a inclusão destas vozes no debate sobre como criar políticas públicas que de fato criem ambiente propício à inovação inclusiva no Brasil. Afinal, só há inovação, onde há diversidade de crenças, ideias, discursos e práticas.
Queremos mesmo que o Observatório Dínamo se consolide como um centro de gravidade sobre políticas públicas voltadas a empreendedorismo, tecnologia e startups no Brasil. Mas para que este nobre propósito tenha sucesso, é essencial a participação ativa, participativa e visionária dos integrantes do ecossistema brasileiro de inovação, dos agentes públicos e da sociedade civil.
Portanto, sinta-se convidado ao debate!
Princípios Norteadores
Nossos conteúdos estarão sempre fundamentados em:
- Conteúdos com linguagem clara, direta, que facilite o entendimento de temas complexos ou pouco conhecidos para um maior número de pessoas.
- Dados e evidências científicas, o que não significa uma visão estanque da realidade, mas ao contrário, sempre abertos ao questionamento e à constante evolução do conhecimento.
- Respeito à análise crítica e capacidade crítica dos autores-parceiros.
- Na pluralidade de perspectivas sobre os temas em debate, desde que vedados discursos que possam fomentar ideias, discursos e práticas violentos, de cunho nazista, facistas ou xenófobas de qualquer tipo.
- Em nossa responsabilidade sobre os conteúdos publicados neste site de forma a rechaçar qualquer tipo de injustiça e preconceito de âmbito étnico, racial, de gênero, de sexualidade, de credo, de nacionalidade, de idade, capacidade ou de aparência.
- Na possibilidade de cometer e corrigir erros cometidos na própria plataforma, sempre que necessário e de forma ágil e clara.
- O foco na formulação de propostas de políticas públicas a partir de perspectivas diversas e amplas e articulação política para a implementação das mesmas.
Seja bem vindo!