Construir políticas públicas e fomentar iniciativas que visem criar ambiente para o desenvolvimento de startups no Brasil é a missão da Dínamo desde sua fundação, em 2015. E é também o grande tema que orienta os debates promovidos pela Dínamo durante o CASE 2022. O evento será realizado pela ABStartups nos dias 17 e 18 de novembro, no Transamérica Expocenter, em São Paulo (SP).
Desde 2019, a Dínamo participa do CASE com um palco próprio, no qual promove o debate público em torno do tema. Em 2021, o evento aconteceu em formato online devido às medidas de segurança sanitária necessárias para a contenção da Pandemia de Covid-19. Mas este ano, o CASE retorna ao formato presencial e conta novamente com a Dínamo para realizar a curadoria da temática políticas públicas em startups.
A Dínamo tem como papel ser ponte entre a sociedade civil, as startups e representantes do poder público no que tange o segmento das startups. E entendemos que não há como construir políticas públicas para fomentar o desenvolvimento e crescimento das startups no Brasil, sem compreender e cuidar das questões de justiça social e equidade de direitos. As pautas de gênero e raça estão na base do debate público que queremos fomentar e devem ocupar o espaço que merecem. Mas ainda não tem o devido espaço no ambiente das startups, menos ainda no debate sobre políticas públicas para startups. Por isso mesmo, decidimos intencionalmente promover um dia inteiro de debate sobre a Diversidade e Inclusão nas startups durante o CASE 2022.
Rodrigo Kiko Afonso, presidente da Dínamo.
Confira aqui uma prévia da programação da Dínamo
para o CASE 2022:
No dia 17 de novembro, 1o dia de evento, o Palco da Dínamo aborda o grande tema “Alavancar o desenvolvimento das startups no Brasil – O que é preciso?”.
Dentre os painéis previstos estão discussões sobre o Marco Legal – conquistas realizadas e o que falta, políticas públicas para melhorar a distribuição de capital pelas fases do desenvolvimento das startups, iniciativas de sucesso para minimizar a crise de talentos em STEM, assim como projetos de desenvolvimento de ecossistemas de inovação locais fora do Sudeste brasileiro. Os painéis serão coordenados por Kiko Afonso, presidente da Dínamo e Felipe Matos, vice-presidente.
Já no dia 18/11, 2o dia do evento, o tema geral é “Construir um Ecossistema de Startups mais diverso e inclusivo: O que é preciso?”. O foco será em trazer contexto e conteúdo sobre as questões de desigualdade de gênero e raça nas startups, assim como dar visibilidade para políticas públicas e iniciativas da sociedade civil para a solução desta problemática.
O palco deste dia será conduzido pela consultora em Diversidade e Inclusão e parceira da Dínamo, Arlane Gonçalves, que já antecipa o que está sendo programado: “Daremos um panorama da situação atual de gênero e raça no ambiente de startups e empreendedorismo no Brasil; Trataremos também de alguns temas em especial como: impacto social, ESG e tecnologia antidiscriminatória. Vai ser um momento de muitas trocas propositivas. Está todo mundo convidado!”
Quem estará conosco no CASE?
Algumas participações já estão confirmadas para nosso palco como:
Maitê Lourenço – Black Rocks
Nalva Moura – Pacto pela Promoção da Equidade Racial
Daiane Almeida – SEBRAE for Startups
Maria Rita Spina – Anjos do Brasil e MIA
Gustavo Araújo – Distrito
Keyllen Nieto – Integra Diversidade
O que é a Dínamo e o que ela faz?
O ecossistema de startups e empreendedorismo inovador brasileiro evoluiu muito nos últimos anos, mas ainda enfrenta desafios bastante relevantes para atingir todo seu potencial de desenvolvimento, especialmente em relação à falta de um ambiente regulatório, fiscal e burocrático adequado, assim como a ausência de profissionais qualificados em quantidade suficiente, investimentos mal distribuídos, dentre outros.
A Dínamo é um movimento de articulação na área de políticas públicas focada no tema ecossistema de startups. É composta por um grupo de especialistas desse setor, que na última década atuou em diferentes subáreas e desde 2015 se reuniu nesta associação, com o objetivo de representar o ecossistema junto ao poder público, apoiando a elaboração e melhoria de políticas públicas voltadas à promoção de um ambiente que favoreça a inovação tecnológica no Brasil.
Em 2022, ano em que a política ascendeu ao debate público em todas as mesas e casas brasileiras, consideramos importante reunir todas as demandas emergentes do ecossistema das startups e nossos mais recentes estudos, e publicamos a CARTA AOS CANDIDATOS.
O documento consiste em um resumo de um conjunto de iniciativas e políticas públicas estruturantes, que entendemos serem fundamentais para direcionar o desenvolvimento do ecossistema de inovação, empreendedorismo e startups em face aos desafios e oportunidades do momento atual. Nossas propostas estão divididas em 7 eixos, que em nossa visão compõem os pilares de formação do ecossistema. São eles: – Talento – Investimento – Ambiente Regulatório – Cultura – Densidade e Diversidade.
Conheça as propostas da Dínamo para os candidatos às Eleições de 2022 aqui: