A ONG Dínamo está lançou nesta semana o mapeamento Iniciativas e Politicas Públicas Afirmativas de Gênero e Raça para Empreendedorismo e Startups 2022. O relatório analisou a atuação do Congresso Nacional e das Assembléias Legislativas ao longo de 2021 e de 2022. No Congresso, foram 43 propostas relacionadas em 2021 e 40 em 2022, até o momento. Já nas casas legislativas estaduais, 105 propostas foram apresentadas em 2021. Neste ano, foram 127.

Fundada em 2015, a Dínamo é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de apoiar a criação de políticas públicas voltadas ao empreendedorismo de impacto social no Brasil. Para Mariana Macario, do Grupo de Trabalho (GT) da entidade, existe um caráter educativo quando o poder público lança políticas em apoio às startups.

“Não podemos desprezar o poder simbólico. Todas as partes da sociedade são importantes, mas a única que é eleita por todas as pessoas e que tem um grau de legitimidade é o poder público”, afirma. “É muito importante quando uma prefeitura faz um programa e que algo é importante o suficiente para investir recursos tão valiosos. As pessoas passam a olhar de forma diferente.”

Fabricia Garcia, também do GT, acredita que existe um histórico brasileiro de se perder no caminho ao criar as políticas públicas. “Começam a atuar com um público que já tem oportunidades. Então, a razão de pensar nisso agora, é para endereçar as políticas públicas para quem realmente interessa, e sabemos que o acesso sempre foi limitado para pessoas pretas e pardas.”

Leia mais em PEGN