m 2018, o mercado brasileiro de inovação assistia o nascimento do primeiro unicórnio nacional, um marco grandioso para o setor de startups. Quatro anos depois, com uma consolidação considerável desse ecossistema, empreendedores e investidores se voltam para outro problema: a falta de diversidade gritante entre os fundadores de novos negócios no país.

Foi com o objetivo de promover esse debate e avançar o tema através de políticas públicas que a Dínamo, organização sem fins lucrativos focada no ecossistema de inovação, realizou na noite da última quinta-feira (28), no Google for Startups em São Paulo o evento “Conversas Diversas: Um papo sobre Políticas Públicas em Diversidade para Startups”. O encontro foi pautado no lançamento da segunda edição do “Mapeamento de Diversidade e Startups”, realizado pela entidade.

Entre os principais indicadores levantados pelo mapeamento, estão aqueles associados ao gênero e a raça dos fundadores de startups no Brasil. De acordo com dados obtidos pela ABStartups, 73,8% dos negócios de inovação são criados por homens e 69% por pessoas brancas. Consequentemente, os empreendimentos femininos representam apenas 16,9% do total, enquanto empresários negros somam 25%.

Com a apresentação do diretor e vice-presidente do grupo, Rodrigo “Kiko” Afonso e Felipe Matos, respectivamente, além de Arlane Gonçalves, consultora e especialista em D&I (Diversidade e Inclusão), Na nova versão, o documento traz como destaque, entre dados, estatísticas e levantamentos, o cenário de desigualdade de gênero e de raça no mercado de empreendedorismo e startups brasileiro.

“Não temos como pensar e desenvolver produtos para a maioria se elas não estão incluídas nessa esfera de decisão”, ressaltou Felipe, que também é o atual presidente da ABStartups (Associação Brasileira de Startups). Em vista do problema, a Dínamo propôs a elaboração e implementação de políticas públicas que impulsionam o empreendedorismo desenvolvido por representantes de grupos minorizados – em especial, mulheres negras.

Leia mais a matéria completa em Startups